segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"A Sombra do Vento"

No Verão do ano passado li este livro.

Aparentamente, é um livro banalíssimo. No entanto, da mesma forma que ouvir uma dada música numa determinada circunstância tem um impacto e um sentido diferentes de noutra situação qualquer, também ter lido "A Sombra do Vento" quando li há-de ter conferido a este livro um carisma ainda mais especial.

Claro que poderia resumir aqui o livro. Enfim, a própria "A Sombra do Vento" é sobre um livro homónimo, mas como se me contassem a história d'"Os Maias" eu dificilmente iria a correr para o ir ler (visto que a sua mais-valia é o tipo de escrita, a ironia, o sarcasmo), também vou poupar os leitores deste blogue a essa eventual exposição.
.
É um livro fortíssimo, que muito se desenrola sobre a força da Amizade e as consequências que dela advêm, e no qual se inclui o suspense criado por qualquer policial magnificamente escrito, sobretudo incidindo no conturbado período da guerra civil de Espanha e na encantadora cidade de Barcelona.
.
E, estando tão bem escrito, torna-se naqueles livros perfeitamente devoráveis em pouco tempo, ansiando o desfecho da história, mas procurando, simultaneamente, ir saboreando aquelas páginas com o vagar que lhes é merecido.

Sem comentários: