quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O barbeiro

«Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como sempre fazia. Começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. A dada altura, começaram a falar sobre Deus... O barbeiro disse:

- "Eu não acredito que Deus exista como o senhor diz".

- "Por que diz isso?" – o cliente perguntou.

- "Bem, é muito simples: o senhor só precisa de sair à rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas".

O cliente pensou por um momento, mas não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o seu trabalho e o cliente saiu. Nesse momento, viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia algum tempo que não cortava o cabelo ou fazia a barba e parecia sujo. Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:

- "Sabia uma coisa? Os barbeiros não existem!"

– "Como assim?" – perguntou o barbeiro. "Eu estou aqui e sou um barbeiro!"

– "Não!" – o cliente exclamou. "Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua."

– "Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas! Não recorrem a mim ou porque não querem ou porque se vão desleixando…"

– "Exactamente!" – afirmou o cliente. "É justamente isso: Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, o que é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo".»


[autor desconhecido]



Talvez substituísse, nesta parte final, “por isso é que há tanta dor e sofrimento no mundo” por “por isso é que há tanta gente a não saber lidar com a dor e com o sofrimento no mundo e tanta gente a ter uma grande dificuldade em discernir aquilo que é bom e mau para elas e para os outros”.

2 comentários:

Anónimo disse...

ha quem nem saiba onde ir procurar...

ASL disse...

Caro Anónimo,

Com o devido respeito, "há quem não saiba/consiga encontrar". Não há "um sítio", desde logo porque Ele é omnipresente, mas onde é mais comum conseguir encontrá-Lo é justamente em momentos mais difíceis (na tal dor, no tal sofrimento de que se fala no post) ou então noutras pessoas. Pessoas essas que nem têm necessariamente de ser católicas, naturalmente.

Se me é permitido, não passa tanto por saber "onde ir procurar", mas mais por "saber encontrar/ ver/ estar atento ao que está à nossa volta".